Noticias


Começa o Ano Jubilar da Misericórdia: Arcebispo - Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues - abre Porta Santa na Catedral
Convocado pelo papa Francisco, Ano Santo Extraordinário da Misericórdia vai até a Solenidade de Cristo Rei do Universo de 2016, em novembro.
Quando os sinos da Sé badalarem marcando 12 horas desta terça-feira, 8 de dezembro, data consagrada à solenidade litúrgica em honra da Imaculada Conceição de Maria Santíssima, na igreja da Catedral de Nossa Senhora da Ponte, na praça Cel. Fernando Prestes, o arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, estará abrindo oficial e solenemente a Porta Santa da Misericórdia ali delimitada, para assinalar a realização do Ano Jubilar Extraordinário da Misericórdia, convocado pelo papa Francisco e que se desenvolverá em todo o mundo até a Festa de Cristo Rei do Universo de 2016, no mês de novembro do ano que vem. Um Ano Santo de Misericórdia que, destaca o Arcebispo, "como um tempo especial de graça deverá ser vivido por todos nós como um grande retiro espiritual, quando devemos nos deixar tocar pela Divina Misericórdia e, diante do mundo desfigurado pelo pecado e por suas consequências pessoais e sociais, cultivarmos um olhar de misericórdia para com todos e que nos leve à prática de obras de misericórdia".
Concomitantemente, também em Roma, neste 8 de dezembro da Imaculada Conceição, o papa Francisco está iniciando este Ano da Misericórdia a nível mundial, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, dentro do Estado do Vaticano. A abertura da Porta Santa é um rito simbólico-sacramental a significar um caminho extraordinário de graça e salvação. Na Arquidiocese de Sorocaba, além da Catedral Metropolitana, serão também lugares de peregrinação durante este Ano Jubilar Extraordinário da Misericórdia o Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Aparecida, no bairro de Aparecidinha, com a abertura de sua Porta da Misericórdia programada para o próximo dia 16, quarta-feira, às 19h30; o Santuário Arquidiocesano de São Judas Tadeu, no bairro do Central Parque (abertura no dia 1º de janeiro de 2016, às 15h30, junto com a ordenação sacerdotal do jovem diácono Douglas A. Oliveira, vinculado à Aliança da Divina Misericórdia), e ainda a Matriz de São Roque, da vizinha cidade de Boituva, que terá a abertura de sua Porta da Misericórdia na terça-feira da semana que vem, dia 15, às 19h30.
Na abertura da Porta Santa hoje, às 12 horas, na Catedral Metropolitana, quando presidirá missa solene ao lado dos padres da cidade e da região, como o papa Francisco em Roma, na Basílica de São Pedro, que toca-a logo ao início da cerimônia com um martelo por três vezes enquanto diz "Abram-me as portas da justiça; entrando por ela louvarei ao Senhor!", dom Eduardo Benes, de maneira breve, explica o sentido da abertura da Porta da Misericórdia e, em seguida, se volta para a porta principal de entrada da Sé de Nossa Senhora da Ponte e diz: "Abri as portas da justiça, nelas entraremos para dar graças ao Senhor". Ato contínuo, o arcebispo inicia a abertura a Porta, durante a qual proclama: "Esta é a porta do Senhor: por ela entramos para alcançar misericórdia e perdão".
Concluída a abertura da Porta da Misericórdia, o diácono entrega o Evangeliário ao Arcebispo, que de pé sobre a soleira o mantém elevado, enquanto que o Cruciferário, coloca-se ao seu lado. Depois de aberta a Porta por completo, entoa-se o Te Deum e atravessa-se a Porta Santa da Misericórdia rumo ao Altar, para a missa da Solenidade da Imaculada Conceição.
Para estas cerimônias de abertura da Porta da Misericórdia da Catedral Metropolitana, informou seu pároco padre Tadeu Rocha Moraes ontem à tarde, a porta principal da Sé, junto à praça Cel. Fernando Prestes, será fechada por volta das 11h30, com acesso ao interior da igreja somente pelas portas laterais do boulevard Carlos Gomes a partir de então. O Arcebispo e demais concelebrantes sairão em procissão da Casa de Nossa Senhora da Ponte minutos antes do meio-dia rumo à entrada principal da Catedral, para a abertura, então, da Porta da Misericórdia.
A PORTA SANTA E O JUBILEU EXTRAORDINÁRIO DA MISERICÓRDIA - A Porta Santa da Misericórdia faz lembrar o coração misericordioso de Deus, sendo um símbolo cristológico. Perante a crueza do mistério do pecado, se apresenta a Misericórdia Divina que perdoa no Sacramento da Reconciliação (Confissão) e convida a um esforço de santidade. Aqui tem lugar as Indulgências que a Igreja distribui do tesouro dos méritos de Cristo para os fiéis no Ano Santo Jubilar.
Para receber as Indulgências Jubilares neste Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, cada um deve passar penitencialmente por uma Porta da Misericórdia legitimamente aberta, no caso específico da Igreja Particular de Sorocaba, pelo Sr. Arcebispo, tendo se confessado e participado da Santa Missa, rezando ainda pelas intenções do Santo Padre (Creio, Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória).
Este Jubileu Extraordinário da Misericórdia é conclamado pelo papa Francisco como "uma nova etapa na evangelização de sempre", assinalando também a passagem do cinquentenário da conclusão do Concílio Vaticano II. O Santo Padre estabeleceu como lema deste Ano Santo a exortação de Jesus: "Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso" (Lucas 6,36).
A data escolhida por Francisco para iniciar o Jubileu, ou seja, este 8 de dezembro, é igualmente, por outro lado, significativa, por apontar para a experiência de misericórdia vivida por Maria Santíssima: "Depois do pecado de Adão e Eva, Deus não quis deixar a Humanidade sozinha e à mercê do mal. Por isso, pensou e quis Maria santa e imaculada no amor, para que Se tornasse a Mãe do Redentor do homem. Perante a gravidade do pecado, Deus responde com a plenitude do perdão. A misericórdia será sempre maior do que qualquer pecado e ninguém pode colocar um limite ao amor de Deus que perdoa", disse o Papa durante a convocação oficial deste Ano Jubilar da Misericórdia, em meio à última Quaresma, no dia 13 de março.
Fonte: Jornal Diário de Sorocaba - 08.12.2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário